CidTiradentes.com - 06_08_2016-consumidor-deve-perceber-reducao-na-conta-de-luz-neste-mes-diz-eletropaulo

Consumidor deve perceber redução na conta de luz neste mês, diz Eletropaulo

Os moradores de São Paulo e região metropolitana devem começar a notar que a conta de luz baixou a partir deste mês, segundo a AES Eletropaulo, distribuidora de energia elétrica na região.

Artigo visto por 2512 pessoas.

Consumidor deve perceber redução na conta de luz neste mês, diz Eletropaulo

 

A empresa atende 6,9 milhões de casas e empresas.

Desde 4 de julho, a conta de luz na capital paulista e em outras 23 cidades da região metropolitana teve uma redução de 7,3% para casas e comércios. Para as indústrias e grandes consumidores, a queda foi de 9,74%.

No entanto, como a data de fechamento da conta varia de cliente para cliente, muitos não sentiram os efeitos da redução no mês passado, de acordo com a distribuidora de energia.

A mudança faz parte da revisão tarifária, feita anualmente pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Bandeira verde: sem taxa adicional
Além dessa redução, a bandeira tarifária continua verde em agosto. Isso significa que não será cobrada taxa extra em todo país, o que também barateia a conta para o consumidor.

Em janeiro de 2015, as contas passaram a ter uma cobrança extra, chamada de bandeira vermelha, para compensar gastos mais altos para gerar energia.

A taxa deixou de ser cobrada em abril depois que o governo federal autorizou o desligamento de usinas termelétricas, mais caras, devido à melhora na situação dos reservatórios das hidrelétricas.

Pouca chuva, conta mais cara
Quando há pouca chuva, o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas cai, o que diminui a produção de energia. Para compensar essa queda, o governo manda acionar usinas termelétricas, a carvão, que são mais caras. Foi o que aconteceu no país desde 2013.

Foi criada, então, a bandeira vermelha, essa cobrança extra na conta de luz para bancar esses custos maiores na produção de energia.

Neste ano, a situação melhorou: choveu mais e subiu o volume dos reservatórios das hidrelétricas. Além disso, o consumo das famílias e indústrias caiu, e novas usinas começaram a funcionar.

Mesmo assim, a Aneel pede que os consumidores façam o uso eficiente de energia elétrica e combatam os desperdícios.

Via: Uol.com.br




Notícias


Metroviários aprovam paralisação de 24 horas em São Paulo


Protesto começa a partir da 0h desta quinta-feira (18). Categoria protesta contra a privatização da linha 5 Lilás do metrô e 17 Ouro de monotrilho.



Bebê morre e casal é preso por estupro de vulnerável

Polícia Civil informou que um homem e uma mulher, ambos de 34 anos, foram presos em flagrante na noite deste sábado em Cidade Tiradentes

Anuncie Aqui

Sua empresa aparecendo para milhares de pessoas!

Vagas de Emprego

Cultura



Emblues Beer Band traz o melhor do Blues e Folk ao CFCCT

Embeer Blues Band

LOCAL: Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes

Avenida Inácio Monteiro, 6900. Barro Branco/ Vila Yolanda – Teatro (3° piso)
QUANDO: Dia 18/06 (domingo), às 19h

CLASSIFICAÇÃO: Livre
ENTRADA FRANCA (GRATUITO)

Anuncie Aqui

Sua empresa aparecendo para milhares de pessoas!

Encontre no Facebook