CidTiradentes.com - 03_07_2016-rotulos-devem-alertar-sobre-alimentos-que-causem-alergia-a-partir-de-hoje

Rótulos devem alertar sobre alimentos que causem alergia a partir de hoje

A partir deste domingo (3) produtos alimentícios terão de estampar no rótulo advertências sobre a presença de substâncias alergênicas, como ovos, peixes, amendoim ou leite.

Artigo visto por 2602 pessoas.

Rótulos devem alertar sobre alimentos que causem alergia a partir de hoje

Fotografia: Douglas Lambert/Folhapress

 As novas regras foram aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em junho de 2015.

Os rótulos devem informar a existência de 17 alimentos considerados alergênicos: trigo (centeio, cevada, aveia e suas estirpes hibridizadas); crustáceos; ovos; peixes; amendoim; soja; leite de todos os mamíferos; amêndoa; avelã; castanha de caju; castanha do Pará; macadâmia; nozes; pecã; pistaches; pinoli; castanhas; e látex natural.

 

A alergia alimentar atinge cerca de 8% das crianças brasileiras e 5% dos adultos, segundo a Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia). Os sintomas são variados e se apresentam no sistema digestivo e na pele. As manifestações mais comuns são vômito, irritabilidade, choro contínuo, cólica, dificuldade de alimentação, refluxo, diarreia crônica, diarreia com sangue e constipação intestinal. 

nformações devem estar em destaque
As informações sobre alérgicos deverão ser apresentadas logo abaixo dos ingredientes, em letras maiúsculas e com cor em destaque em relação à embalagem. Em caso de presença direta do ingrediente que provoca alergia no alimento, ele estará listado após a palavra contém. No entanto, se o ingrediente puder aparecer de maneira não intencional no alimento, ele deve estar listado entre os ingredientes após as palavras "pode conter".

Os produtos fabricados até o final do prazo de adequação poderão ser comercializados até o fim de seu prazo de validade.

Fonte:noticias.uol.com.br




Notícias


Metroviários aprovam paralisação de 24 horas em São Paulo


Protesto começa a partir da 0h desta quinta-feira (18). Categoria protesta contra a privatização da linha 5 Lilás do metrô e 17 Ouro de monotrilho.



Bebê morre e casal é preso por estupro de vulnerável

Polícia Civil informou que um homem e uma mulher, ambos de 34 anos, foram presos em flagrante na noite deste sábado em Cidade Tiradentes

Anuncie Aqui

Sua empresa aparecendo para milhares de pessoas!

Vagas de Emprego

Cultura



Emblues Beer Band traz o melhor do Blues e Folk ao CFCCT

Embeer Blues Band

LOCAL: Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes

Avenida Inácio Monteiro, 6900. Barro Branco/ Vila Yolanda – Teatro (3° piso)
QUANDO: Dia 18/06 (domingo), às 19h

CLASSIFICAÇÃO: Livre
ENTRADA FRANCA (GRATUITO)

Anuncie Aqui

Sua empresa aparecendo para milhares de pessoas!

Encontre no Facebook